Os 10 piores tipos de jogador de RPG
Em todos os meus anos de experiência mestrando RPG de mesa, tive que lidar com diversos tipos de jogadores. Eu tive amigos que criavam histórias incríveis e personagens muito bons, mas tive amigos que eram muito legais, mas como jogadores se tornavam quase insuportáveis.
Todo mestre tem sua opinião sobre os piores tipos de jogador, então decidi mostrar os meus. Ou seja, pode discordar, mas esses foram os que me incomodaram ou me atrapalharam.
OBS¹: Se você foi meu jogador e se viu nos tipos, eu não te odeio (talvez haha), só foi difícil lidar com você ou eu pensei em te dar um murro.
OBS²: Essa ordem não necessariamente diz qual eu desgosto mais ou menos.
____________
- Complexo de protagonista
O complexo de protagonista é triste…
O jogador criou um personagem incrível, pelo qual ele é perdidamente apaixonado. Ele não consegue ver aquele personagem sem ser o centro das atenções.
Para ele, toda a narrativa está em torno dele e ele deve ser o grande herói de todos os combates. Não importa como, não importa se ele vai atrapalhar os outros jogadores, ele sempre vai forçar a barra para ter algum jeito de derrotar o inimigo ou ser tido como o grande herói da missão.
Se alguém vira o centro das atenções e não é ele, ele começa a dançar, lançar poderes e até a demonstrar estar emburrado e a dizer que o mestre prefere outro jogador.
O complexo de protagonista é um mimadinho.
Vale a ressalva: alguns personagens podem se achar importantes por traço de personalidade, eu até tive um assim, mas o jogador em si ser assim é que vira um problema. - Combeiro
O combeiro SEMPRE vai existir. O jogo dele é numérico, ele quer poder, ter o personagem mais forte. Isso é completamente comum, e não necessariamente é ruim.
O problema, para mim, começa quando o combeiro cria um background específico e depois começa a comprar vantagens ou a adquirir habilidades totalmente incoerentes com a ideia inicial do personagem, sem explicação na narrativa. Tudo para ficar mais poderoso ou fazer um combo infalível.
O quadro piora mais ainda quando você perde o controle dele. Você acaba criando monstros que vão ficando fortes demais pro resto da mesa para poder equilibrar o combeiro.
Isso vai deixando o jogo chato para os outros jogadores. E se você nerfar o combeiro, pode ficar chato para ele também.
Ou seja, se você não for um mestre criativo, o combeiro vai acabar com a sua mesa! - Matador de NPC
Já criou aquele NPC com muito carinho e cuidado para ajudar seus jogadores em uma batalha, mas por algum motivo aparente (ou não), seu jogador MATOU ele? Pois é.
Esse me dá muita raiva, porque você cria um NPC para ter uma importância para algo específico e tem aquele jogador que sempre vai agir contra o NPC ajudante e até decidir desafiá-lo para uma luta… ou apunhala-lo pelas costas. - Diferentão / Lobo Solitário
Esse é o protótipo de Sasuke Uchiha; Daryl Dixon; Vegeta; Ikki de Fênix; Última Coca-Cola darkness do deserto.
Ele sempre vai agir sozinho, ele não confia nos outros e só acredita em si mesmo.
Seu passado é sombrio e obscuro, por isso ele não consegue confiar nos demais. Sua missão está além da aventura e ele não consegue mostrar felicidade… ele é… diferente…
Esse não é tão problemático, mas as vezes dá uma dor de cabeça. - Metaplayer / ONFF
Usar metaplay ou ONFFAR é a arte de usar informações que você, jogador, sabe, mas que seu personagem NÃO SABE!
Você se utiliza daquilo para obter vantagem. Muitos jogadores iniciantes acabam fazendo isso e é completamente compreensível.
Só por saber algo, naturalmente queremos usar, mas o jogador experiente sabe controlar e entender que o personagem dele não tem aquele conhecimento.
Uma boa medida é punir personagens que onffam o tempo inteiro. - Desconfiado
O Desconfiado nunca está de guarda baixa! Ele suspeita de tudo e de todas. Todos podem ser os seus inimigos.
Ele vai usar detecção de armadilha ou de magia em todos os lugares possíveis, como um maluco frenético. Vai investigar os próprios amigos o tempo inteiro e duvidar da palavra de crianças NPCs que pedem ajuda porque o vilarejo está sendo atacado por um Dragão de duas cabeças. - Desafiador de mestres
Esse para mim é um dos piores, mas com o tempo aprendi a me resolver com eles.
Ele é teimoso. Só por birra, nunca vai seguir o que o mestre tá propondo. Sempre vai querer tentar algo diferente, matar alguém que não deveria, seguir um caminho oposto, só para atrapalhar o planejamento do narrador.
O desafiador não entende que o mestre é o guia/mediador de uma história e não a mente maligna que quer mata-lo a qualquer custo.
O pior dele, é quando se torna um combeiro! - Criador de Regra
Por incrível que pareça, eu até suporto esse.
Ele surge, geralmente, quando você tá mestrando em um sistema novo, que o jogador domina mais do que você.
Durante o jogo, ele cria regras para poder vencer ou superar algum desafio. Manipula informações do sistema para, curiosamente, se dar bem.
Eu fui vítima de acreditar em um desses, mas depois aprendi a lidar. - “Ah, mas no anime / na série não é assim!”
Muitas vezes uma aventura de RPG acontece num universo de um anime, filme ou série. Quando você convida um amigo para jogar RPG daquele universo, ele acaba não entendendo que o mestre tem o poder de adaptar, inovar, criar algo interessante que estava além do esperado… ou até manipular algo da história original.
O Tipo 9 é o jogador que cria expectativa de jogar, por exemplo, uma aventura de Harry Potter como os personagens originais vivenciaram. Já tive dor de cabeça com isso muitas vezes, mas esse tá longe de ser o tipo mais chato. - Mendigo de item
Alguns sistemas possuem mais ou menos itens, mas, independente disso, muitos jogadores acham que tão num MMORPG, onde todos os monstros vão dar algum loot interessante.
Esse jogador se frustra várias vezes por não conseguir os melhores itens e fica te pedindo para presentear ele fora da sessão.
As vezes ele CRIA itens estranhamente convenientes a ele.
As vezes ele ROUBA itens dos próprios amigos por achar que são melhores para ele.
____________
Todo mestre tem a sua maneira de lidar com cada um desses jogadores. Para alguns pode ser problema, para outros não. De repente, esse traço de jogador pode até deixar a aventura mais engraçada.
Se você for um deles, tenta melhorar pela saúde do RPG ou para não acabar sendo babaca!
Ainda tem outros tipos de jogadores que me incomodam bastante, como o expectador interesseiro, o jogador agiota, o furão ou o baba mestre.
___
Me siga no twitter: @marcusarboes