Por que Mineta de Boku no Hero é tão odiado?

Marcus Arboés
7 min readAug 12, 2020

--

Imagem: TOHO Animation

Recentemente vários sites informativos noticiaram que os fãs do anime Boku no Hero se movimentavam para pedir a exclusão do personagem Minoru Mineta da série de mangá e animação. A justificativa para essa demanda não é nenhuma novidade: as falas pervertidas e algumas atitudes do personagem estavam passando dos limites e alguns alegam serem realmente afetados por certas cenas.

Mas afinal, antes de começar a entrar no tema, quem é Mineta?

Também conhecido como Grape Juice (seu nome de super herói), Minoru Mineta é um dos estudantes da UA, na turma 1-A, onde estão alguns dos futuros heróis mais promissores do Japão na trama apresentada.

Conhecido por sempre tender a ter pensamentos pervertidos e por sexualizar a grande maioria das situações, ele possui uma individualidade com a qual pode lançar “esferas roxas” que grudam e podem imobilizar oponentes, objetos e armas.

Conhecendo o personagem, e vendo que há MUITA gente criticando, é bom saber que, no Japão, e também (também mesmo) aqui no Brasil, há quem defenda. As discussões muitas vezes tomam fóruns e grupos de fãs, dividindo bastante as opiniões.

Enquanto para uns ele é desnecessário, para outros ele é o “Godneta”.

Um dos principais pontos do lado que defende a permanência e a suposta relevância do personagem é: “há vários outros tarados em outros animes e ninguém nunca reclamou”, ou seja, acusam uma problematização hipócrita.

A frase acima é verdadeira? Sim, é verdadeira. Em muitos outros animes há personagens que são o estereótipo do “japonês pervertido” e esse também é o caso de Mineta. Relembre: Jiraiya (Naruto), Mestre Kame (Dragon Ball), Meliodas (Nanatsu no Taizai), Gintoki Sakata (Gintama), enfim, a lista é ENORME.

Imagem: Toei Animation

Mas é um problema ter personagens pervertidos em anime? Eu, particularmente, em muitas séries, vejo algumas cenas como desnecessárias, mas precisamos entender que isso faz parte da cultura otaku japonesa. Se estamos consumindo algo externo, precisamos ter flexibilidade quanto à recepção, obviamente, ainda que não sejamos obrigados a gostar.

Nisso, é importante lembrarmos que na vida real existem MUITAS pessoas assim, e que existe muito otaku tarado em qualquer canto do mundo. Boku no Hero simula substancialmente uma realidade parecida com a nossa, então é normal que tenham pessoas taradas ou que qualquer personagem sexualize alguma situação, afinal, a maioria é adolescente, e na puberdade sabemos como isso acontece.

Então, considerando tudo isso, por que Mineta é tão odiado?

Muita gente, principalmente garotas, dizem se sentirem desconfortáveis com muitas cenas do personagem. Ele várias vezes é visto fazendo comentários em relação ao corpo de garotas e de mulheres, tenta espiar e, pior ainda, é visto tendo ações que são consideradas assédio sexual, tanto aqui quanto no Japão.

Mineta toca os seis de Tsuyu Asui num momento de tensão após combate (Imagem: TOHO)

Porém, vemos esse tipo de cena com muitos outros personagens já citados aqui, como Mestre Kame, desde piadas e falas erotizadas, até cenas de assédio explícito.

Muita gente ressalva que, em My Hero Academia, fica bem claro que as personagens não gostam dessas coisas e repudiam as ações de Mineta, tornando isso como um “não problema” na série. No entanto, isso não muda que alguém possa se sentir constrangido com isso.

Ainda assim, como Jiraiya, por exemplo, não é, nenhum personagem vai ser simplesmente odiado por ser um tarado. A construção de imagem de cada elemento de um anime depende do autor, do roteiro e de como a produtora apresenta.

E é aqui onde está a diferença de Mineta para os outros tarados dos animes.

Gintoki, Jiraiya, Mestre Kame… todos os personagens possuem uma divergência importantíssima como Mineta: eles não se resumem ao estereótipo do pervertido! Todos esses personagens possuem um significado maior, uma trama desenvolvida, evolução, ainda que não sejam praticamente figurantes, como é o caso do tarado de BNHA.

Até agora, em nenhum momento da história, apesar de várias oportunidades, tanto no mangá quanto no anime, algo foi desenvolvido sobre Mineta ou se esboçou alguma evolução dele quanto a deixar de ser “só um pervertido”.

Há quem acredite que isso vá mudar, mas o autor realmente não dá a entender isso. Creio que mesmo com um timeskip, ele mantenha as características e continue se resumindo a isso. Até podendo se tornar um super herói útil, mas isso, creio eu, não vai ser focado.

Mineta espiando colegas de classe no banho (Imagem: TOHO)

A ideia de que o personagem jamais sairá da reles “persona hentaiyaro” reforça muito a opinião de muitas das pessoas que apoiam o cancelamento do personagem de que ele não tem utilidade.

Mas Mineta é inútil mesmo?

Ainda que só seja mostrado um personagem com falas e ações sexualmente infames, a individualidade do personagem é interessante e pode ser utilizada como suporte em combates. Além disso, Mineta é dito pelo autor como um dos personagens mais inteligentes da sua turma, como um estrategista, ainda que isso só tenha sido mostrado uma vez no anime e no mangá.

Por causa disso, há quem pergunte, inclusive eu, como raios ele conseguiu entrar para a 1-A, enquanto alguns personagens bem interessantes foram para a segunda turma (1-B).

A resposta para essa dúvida tá no profile do segundo volume publicado do mangá. Mineta conseguiu vencer uma daquelas máquina do exame de admissão usando suas esferas para imobilizar os movimentos do adversário, o que lhe deu muitos pontos.

Tem sentido. ele aparentemente não é do tipo que vai para a linha de combate, até por ter mostrado ser covarde em certas cenas, mas pode se tornar um estrategista/suporte no futuro.

O problema, é que esse suposto “Mineta inteligente” não é apresentado aos fãs e não é construído. Todas as falas do personagem, que tem muitas falas para um figurante de classe, como eu já disse, são com sentido sexual ou algo do tipo. Ele se resume a isso.

Mineta “passa dos limites” com fala sugestiva a uma personagem de 6 anos de idade (imagem: TOHO)

E nesse ponto está um dos maiores problemas do personagem: ele tem muito espaço e isso pode ofuscar o destaque de alguns outros, que não são explorados de nenhuma maneira e até que poderiam ser interessantes.

Mineta tem mais número de quadros por volume e falas por frame no mangá e no anime, respectivamente, que alguns personagens exploráveis, como Fumikage Tokoyami.

Porém, os defensores de Mineta insistem que ele seja um alívio cômico, mas eu discordo bastante. O “humor” do Mineta com piadas pervertidas é muito mal aplicado.

Alguns animes, até com ecchi, conseguem colocar cenas mais “engraçadas” com falas sacanas, mas muitas vezes as dele aparecem quando não devia (veja acima). Humor é algo relativo, mas até eu que não gosto, conseguiria rir com algumas piadinhas de personagem tarado, mas as dele são bem ruins, no mangá e no anime.

E não é como se o autor não soubesse fazer humor ou como se não houvessem outras possibilidades de alivio cômico. Temos outros exemplos: o próprio All Might, o Aoyama e outros conseguem arrancar risadas do público, os que gostam e não gostam do Mineta.

Meme da página Elite Shounen, com o qual concordo.

O ódio ao Mineta é justificável, pelo menos vejo dessa forma, mas ao ponto de realmente excluir o personagem da série, como os fãs têm demandado?

Eu, mais uma vez, particularmente, não veria nenhuma diferença em ter ou não o Mineta em Boku no Hero, apesar de eu não gostar dele. Também não acho que a necessidade seja uma exclusão e acredito que isso não vai acontecer.

A chance dele ser removido, para mim, é quase nula. É raro tirarem um elemento da série “do nada”. E num shounen como Boku no Hero, mortes são bem mais impactantes e ímpares, não dá para simplesmente “matar o Mineta”.

Alguns citam ele como o “favorito de Kohei”, eu mesmo já caí nesse boato. No entanto, pesquisei em inglês e japonês e o autor nunca disse isso. O que ele já disse publicamente é que a individualidade favorita dele é a do Sero (aquele menino das fitas nos braços) e muitos acreditam que o favorito dele seja o Bakugou.

O que se fala na imprensa e na comunidade japonesa é a possibilidade do personagem “mudar” (talvez evoluir, né?) ou simplesmente parar de aparecer com tanta frequência e perder “minutagem”.

Considero a segunda opção melhor, afinal, as produtoras trabalham com fanservice, isso é um fato, e as opiniões sobre ele são bem divididas. Além de diminuir o espaço que Mineta tem, acho ideal que tanto o Kohei Horikoshi (autor da série), quanto seus editores, deveriam rever o impacto negativo de algumas falas do garoto.

E como eu já disse, esse tipo de humor, para mim, é irrelevante e semi-inútil, mas há quem goste. Ainda assim, relembro: deveria ser revisto para que os consumidores desse produto não sejam constrangidos por cenas como a da Eri-chan ou tenham algum impacto com ações de assédio sexual físico ou verbal. Isso não é “mimimi”, pessoas ficam mal com isso e precisam ser respeitadas.

___

Espero que tenha gostado do texto, concordando ou não!

Me siga no twitter: @marcusarboes

--

--

Marcus Arboés

Aqui é um pouco de mim, sem amarras. Falo do que me empolga.