RN Game #02 — Quinta-feira 12
Esse é o segundo texto do Projeto RN Game, onde vou falar sobre jogos que estão sendo desenvolvidos no Rio Grande do Norte.
________________
O jogo
Ainda em clima de Halloween, o segundo jogo do RN Game é o Thursday the 12th (Quinta-feira 12), que faz parte de um projeto chamado Spooky Station, que reúne 9 jogos diferentes com a temática do Halloween.
Desenvolvido pela Calangames, o game é um walking simulator de exploração onde você controla o simpático serial killer Johnny Doe.
A história se propõe a parecer um filme que está começando, mas da perspectiva de um serial killer, que acorda de manhã e prepara para o seu grande dia de “trabalho”.
Você vai seguindo os passos do diário do personagem, fazendo todas as tasks de Johnny Doe para destrancar mais portas da casa e liberar novos espaços.
A ideia do jogo é fazer uma sátira divertida com várias referências a filmes de terror. O sound designer da Calangames, Maurício Ramalho, fala um pouco mais sobre e isso e de como surgiu o Thursday the 12th:
“A gente tinha terminado uma mini game jam com um jogo em primeira pessoa e acabamos querendo fazer um de exploração, meio walking simulator. Quando recebemos o contive pro projeto, quisemos tentar algo mais calmo e não tão assustador, então pensamos nessa ideia de você explorar essa casa controlando um serial killer, e a gente poderia fazer piadas com clichês de terror. Daí veio o nome Quinta-Feira 12.”
________________
Minha opinião
O gênero do Quinta-feira 12th é um dos meus preferidos, walking simulator, onde você só precisa caminhar pelo espaço do jogo e interagir com a interface dele. Muitos desses jogos acabam sendo bem monótonos e nada divertidos, mas o pessoal da Calangames conseguiu fazer diferente.
Talvez isso tenha acontecido pelo jogo ser curto — o que é um ponto negativo, para mim. A ideia da narrativa é ter um ciclo com um final rápido, mas acredito que dava para aumentar a casa e as missões ou até inserir algum desafio a mais no jogo, como criar itens complementares ou puzzles.
Porém, o que torna o jogo divertido são as referências e os diálogos. Os clichês de filmes de terror que encontramos na narrativa são bem característicos e colocados de forma muito engraçada. As falas de Johnny Doe são divertidas e passam a sensação de que ele é muito louco.
Geralmente, muitos walking simulators oferecem uma narrativa pobre, mesmo com diálogo. O fato do jogo ser curto colabora com a narrativa ficar engraçada, fechada e satisfatória.
É fácil de jogar, e creio que a ideia realmente não seja torná-lo difícil para o consumidor. De cara, você já entende como funciona e é bom de explorar.
Eu me diverti jogando, só atentaria para os achievements. Eu gosto de jogos com conquistas, mas é bom quando elas não necessariamente dependem da sequência do game. Por exemplo, ter mais coisas engraçadas escondidas na casa. Para quem gosta de platinar jogos, é ótimo.
________________
Por trás do jogo
Thursday the 12th, como dito antes, faz parte do Spooky Station — um projeto que reúne nove jogos de halloween produzidos por desenvolvedoras independentes de renome e até pessoas desconhecidas, que nunca haviam vendido algum jogo.
O projeto foi idealizado pelo Estúdio Vaca Roxa, que reuniu esses grupos do seu canal no discord, onde eles sempre conversam sobre desenvolvimento de jogos. Lukas, diretor de arte da Calangames, foi um desses convidados para fazer parte.
Formado por Lukas Paiva, Wesley Ronald e Maurício Ramos, o Calangames surgiu em 2018 com o Pencil Peril, jogo criado durante a EpoJam, que aconteceu aqui em Natal.
Confira a distribuição do grupo por funções:
Programação: Wesley Ronald
Direção de Arte: Lukas Paiva (com ajuda de Talissa Bordonalli)
Modelagem: Lukas Paiva
Trilha sonora e Efeitos sonoros: Maurício Ramalho
Game Design e Roteiro: Todo mundo
Você pode seguir o pessoal da Calangames no Twitter e conferir o que eles estão criando no momento: @calangamesdev
O box dos 9 jogos do Spooky Station está disponível na steam. Você pode comprar o Thursday the 12th junto com mais oito jogos com a temática de halloween por R$10,98.
________________
Caso tenha interesse em saber mais sobre desenvolvimento independente de jogos em Natal/RN, conheça a comunidade de gamedev do estado, o PONG:
http://www.pongrn.com.br/